Posse da Comissão Gestora do Açude Gangorra, avaliação do Procomitê marcam 35ª Reunião Extraordinária do CBH Coreaú

Nessa quinta-feira (13), aconteceu o a 35ª Reunião Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú no auditório do SISAR, na cidade de Sobral. Este foi o segundo encontro do Comitê em 2023.

Os presentes em plenária acompanharam atualizações a respeito da renovação do Comitê. Foi informado que já ocorreram dois dos quatro encontros de Renovação, da Região da Serra e Litoral Leste, devendo o próximo realiza-se em Jijoca de Jericoacoara, no próximo dia 27.

Na oportunidade o CBH -Coreaú avaliou a execução orçamentária da Bacia do Coreaú do ano de 2022 , e dos meses de janeiro e fevereiro de 2023. A apresentação dos dados foi feito pela Luciandre Melo da Gerencia de planejamento da Cogerh, possibilitando que o colegiado realize o acompanhamento da cobrança e da aplicação dos recursos na bacia hidrográfica.

O ponto alto da reunião foi a criação da comissão gestora do açude gangorra, por meio de aprovação de resolução 2/2023 , também foi dada a posse de seus membros que exercerão o mandato de 2023-2027. Na oportunidade, José Lira Dutra, Cáritas Paroquial de Granja, sr. Lira, avaliou como positivo o processo de constituição da comissão gestora, que estabeleceu-se através de metodologia participativa: “Participei das reuniões para formação da comissão e acredito que um dos resultados maiores do processo de formação, foi a representação da comissão, e a participação da população no sentido real, que é quando a comunidade senta, conversa, para, e é escutada, e essa escuta ativa durante o processo foi fundamental pra sinalizar problemas, e uma coisa que achei muito bacana, é que não é só olhar problemas, mas olhar para as raízes desses problemas”. Complementou ressaltando a importancia popular: “Mas uma participação popular qualificada. É a participação popular no sentido real e a qualificação da população no sentido real”.

Outra questão tratada foi o acompanhamento do processo de certificação do Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacia – Procomitês, a partir de uma avaliação feita pelos membros do Comitê de Bacia do Coreaú, realizando assim o monitoramento das metas previstas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *