Aconteceu no dia 07 de julho, quarta-feira, a Reunião Virtual de Alocação do Açude Gangorra. Estiveram presentes representantes do SAAE, Prefeitura, STR, Associação Volta dos Almeidas, EMATERCE e sociedade civil. Na oportunidade foi apresentada a situação atual do açude, que encontrava-se na data com 90,10% de sua capacidade. Após as apresentações da qualidade e quantidade de água ficou definida uma vazão média de operação do açude de 140 l/seg, para atender os usos de montante (área junto ao espelho d’água) e jusante (trecho de rio). As principais demandas do açude Gangorra apresentadas foram o abastecimento da comunidade de Santa Terezinha, da Agrovila e da sede do município de Granja, além da irrigação de Agrovila.
No que se refere a qualidade de água foi alertado a situação do açude de hipereutrófica, indicando que há presença de nutrientes de forma excessiva no reservatório. Foi informado também quanto a presença de cianobactérias na água do açude, em estudos realizados pela COGERH e já informados as autoridades municipais, SAAE de Granja e Prefeitura Municipal. Alertou-se quanto aos presentes que água bruta, sem tratamento, não deve ser consumida sem o devido tratamento, evitando prejuízos a saúde da população.
Ficou agenda reunião de acompanhamento da operação do Açude Gangorra para o dia 23 de setembro de 2021, que será antecipadamente divulgada nas redes sociais do Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú.