No dia 08 de julho de 2021, estiveram reunidos virtualmente, através do aplicativo Teams na Reunião de Alocação do Açude Angicos representantes dos municípios de Uruoca, Senador Dá, Frecheirinha e Coreaú, incluindo membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú. Durante a reunião, a equipe técnica da COGERH do Núcleo de Gestão e de Operação, juntamente com o Gerente Regional, Bartolomeu Almeida, realizou a orientação para o processo de decisão, onde foram apresentados os dados da operação do açude nos últimos anos e a sua condição atual, estando com % de sua capacidade.

Após as análises dos cenários apresentados para o reservatório para a alocação de 2021.2, que estende-se até 31 de janeiro de 2021, definiu-se uma vazão de 370 l/seg para atender as demandas de montante (espelho d’água) e de jusante (trecho do rio), vazão está executada no ano passado, cuja liberação de água foi avaliada como positiva, já que atendeu a todas as demandas e ainda o açude chegou ao final do período com mais água do que o esperado.

O Açude Angicos é um reservatório estratégico para o abastecimento humano de quatro sedes municipais da bacia hidrográfica do Coreaú: Frecheirinha, Senador Sá, Uruoca e Moraújo, além de diversas comunidades. Para o atendimento dos municípios que captam ao longo do rio, a equipe da Gerência Regional de Sobral faz um trabalho articulado de monitoramento da barragem Moraújo, com o apoio da CAGECE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *