Nesta terça (24) e quarta-feira, (25) e que aconteceu em Sobral a Capacitação para os Novos Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú, que ingressaram na plenária após a última renovação. Os Núcleos de Operação e Gestão Participativa da Gerência Regional da Cogerh das bacias do Acaraú e Coreaú elaboraram metodologias participativas para aplicar nos dois dias de encontro.

O momento inicial contou com a exposição das expectativas dos presentes a respeito do que iriam vivenciar na oportunidade. Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Gestão, Kamylle Prado, propôs que os grupos identificassem a Bacia, os municípios, rios e açudes que a integram, tais como seus principais usos e problemas, por meio de mapas.

Também houve o reconhecimento do regimento interno do Comitê e elaboração de dúvidas pertinentes à sua atuação como órgão de controle social.

Em um segundo momento, o Coordenador do Núcleo de Operação, Guilherme Farias, explicou como funciona o processo de alocação negociada de água, tendo em vista a importância da devida compreensão por parte dos membros do que se trata essa ação para os açudes de qualquer região hidrográfica. Além disso, pontuou onde e como a Cogerh atua e suas principais atribuições como secretária executiva do colegiado.

O Gerente da Regional, Hiago Gomes, avalia positivamente a capacitação: “Foi um momento rico de muita troca, onde os técnicos que facilitaram o encontro também obtiveram aprendizado advindo daquelas pessoas. Será algo importante pro segmento das atividades do comitê.” conclui.

A ação é uma das atividades previstas no Procomites, programa de incentivo aos Comitês de Bacia da Agência Nacional de Águas (ANA) do qual o CBH Coreaú também faz parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *