Nesta quarta-feira (4), foi realizado no auditório da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 13), em Crateús, a Plenária Estadual para eleição dos representantes do Estado do Ceará no Comitê da Bacia do Rio Parnaíba. O momento contou com a participação de representantes de instituições das regiões hidrográficas do Coreaú, Sertões de Crateús e da Serra da Ibiapaba.
Pelo CBH Coreaú, Keila Aragão, da Prefeitura de Tianguá, foi escolhida para compor a representação cearense no novo colegiado.
Na abertura do evento, Wagner Vilella, da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), discorreu sobre o processo eleitoral para composição do colegiado, ressaltando que o Estado do Ceará contará com oito assentos. Porém, apenas seis são passíveis de eleição, haja vista que o duas vagas são destinadas ao Poder Público Estadual cujos representantes serão indicados pelo executivo estadual.
O técnico da ANA detalhou ainda as vagas para os quais o público presente havia se candidatado: uma vaga para o Poder Público Municipal; três vagas para Usuário, sendo uma para Abastecimento e Lançamento de Efluentes Urbanos, uma para Indústria e Mineração, uma para Irrigação e Uso agropecuário e duas para Organizações Civis, sendo uma para Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa e uma para Organizações não-governamentais.
Em seguida, as instituições candidatas foram divididos em seis grupos, que entre seus pares escolheram as 12 instituições, seis titulares e seis suplentes, que representarão o Estado do Ceará no CBH do Rio Parnaíba.
Confira abaixo as instituições eleitas:
Poder Público Municipal
Prefeitura Municipal de Tianguá (titular)
Prefeitura Municipal de Poranga (suplente)
Usuários
Abastecimento e Lançamento de Efluentes Urbanos
CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Tianguá (Titular)
CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Crateús (suplente)
Indústria e Mineração
Fazenda Amway Nutilite do Brasil Ltda (Titular)
Reijers Produção de Rosas Ltda (Suplente)
Irrigação e Uso Agropecuário
Associação dos Usuários de Água do Açude – ASSUSA Carnaubal (Titular)
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipaporanga (Suplente)
Organizações Civis
Organizações técnicas de Ensino e Pesquisa
Universidade Federal do Ceará – UFC – Campus Crateús (Titular)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Tianguá (Suplente)
Organizações Não-Governamentais
Associação Caatinga (Titular)
Cáritas Diocesana de Tianguá (Suplente)
Encerrada a eleição, Wagner Vilella informou que a posse dos 50 membros, a Aprovação do Regimento Interno, Eleição da Diretoria do CBH Parnaíba e o coquetel de confraternização irá acontecer no dia 8 de novembro, em Teresina/PI, e nos dias 9 e 10 de novembro será realizado o planejamento das atividades do CBH Rio Parnaíba para os próximos 24 meses.
Eleição para a Diretoria
A chapa será composta pelos 3 segmentos representados (1 poder público, 1 sociedade civil e 1 usuário) pelos 3 Estados representados (Ceará, Piauí e Maranhão).
A apresentação das Chapas será até o dia 7 de novembro de 2023 contendo a relação de nomes e instituições que a compõe e a proposta de gestão (resumida).
Quanto ao processo eleitoral: se for Chapa única será por aclamação e voto em cédula se tiver mais de uma Chapa.
Participaram do evento as instituições candidatas a integrarem o CBH do rio Parnaíba, Carlos Campelo, representando a SRH, Gerente Regional da COGERH, Rodrigues Júnior, a Coordenadora do Núcleo de Gestão Participativa, Edna Nascimento e Nayara Carvalho, Analista do Núcleo.