Durante 54ª Reunião Ordinária Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú aprova planos de capacitação e comunicação

                                                                  

Na terça-feira, 9 de março de 2021, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú, em sua 54ª Reunião Ordinária aprovou seus Planos de Comunicação e Capacitação. As propostas apresentadas foram elaboradas a partir de uma proposta metodológica apresentada pelo Núcleo de Gestão da COGERH de Sobral e aprovada pelo Grupo de Trabalho criado com o objetivo de construir e consolidar esse documento para levar ao plenário. Fruto da aplicação de questionários, ou seja, dados primários, os Planos foram elaborados a partir da análise das atribuições regimentais da plenária. Dessa maneira, constituiu-se uma Proposta de Plano de Capacitação por competência, exigência do Programa Procomitês da Agência de Água, enquanto o Plano de Comunicação também  tratou da comunicação interna e externa, enquanto questões relevantes para o processo de participação efetiva.

O momento ocorreu de forma virtual, pelo aplicativo Teams, tendo em vista a situação de pandemia e as suspenções de reuniões presenciais. A professora do IFCE, Nayana de Almeida Santiago, que integrou o grupo de trabalho que construiu os planos apresentou ao plenário o plano de capacitação, explanando o processo de criação e os pontos destaques baseados nos quatro temas: Conflito, Alocação, Participação e representatividade e Plano de Bacia do documento e após contribuições e observações positivas ao trabalho foi aprovado. Já o plano de comunicação foi apresentado pela Cristiane dos Santos Silva Coutinho que explanou todos os pontos importantes do documento como a contratação de um profissional na área de jornalismo, criação das redes sociais do comitê e as estratégias para melhoria da comunicação interna e externa com membros e público de abrangência do CBH, que após comentários foi votado e aprovado pela planária.

“Parabenizo o grupo de trabalho, a professora Nayana… O CBH está produzindo conhecimento e isso é importante poque vai para além da obrigatoriedade em ser um instrumento de gestão de recursos hídricos e sim de trabalhar outra perspectiva e fazer ciência.”, comentou o Presidente do CBH Coreaú, Benedito Francisco Moreira Lourenço.

Ainda na reunião foi formada Comissão Eleitoral para encaminhar processo de eleição das vacâncias na diretoria. Como também, foi tratado também sobre as demandas e a visita de inspeção feita no açude Gangorra e pontos que devem serem debatidos na próxima reunião que deve acontecer em abril e de forma extraordinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *