No dia 05 de março de 2021, foi realizada a reunião de encerramento da operação do Açude Gangorra de forma virtual, pelo o app Teams. O objetivo foi avaliar a operação do Açude no segundo semestre do ano de 2020.2, que encerrou em 31 de janeiro de 2021.Os técnicos da COGERH, Kamylle Prado  e Assis SousaHiago Gomes com o apoio do estagiário Eduardo Rodrigues. Assis Sousa, Coordenador do Núcleo de Operação, apresentou a situação do Estado do Ceará com 24,46% de sua capacidade de água, bem como da Bacia do Coreaú que está com 68,22%. Destaca que estão numa situação confortável, mas que a previsão da FUNCEME para o ano de 2021 é um pouco preocupante, haja vista que há uma previsão de chuvas de 50% para chuvas abaixo da média. E destacou que o reservatório está atualmente com 69,66%. além de explicar que de maneira trimestral são feitas coletas de água no açude, para acompanhamento da qualidade da água em relação ao estado trófico, que seria a quantidade de nutrientes existentes no açude.

Em 2020 o histórico nos meses entre setembro e outubro a qualidade mostrou-se hipereutrófica. Assis informou que devido a situação foi realizado coletas em três pontos do açude e as amostras foram enviadas ao laboratório para verificação da situação da água. Foi deliberado pelo CBH uma vazão de 140 l/seg, em que 50l/seg seria para a captação à montante e 100 l/seg para liberação para o açude. E o que se previa era que, em 31 de janeiro o açude rebaixaria cerca de 17 milhões de m³, de 97,1% para 65,0%.  E sobre o realizado, o que realmente aconteceu, explica foi que o açude chegou com 1,52m acima do esperado, sendo assim uma operação positiva, tendo sido utilizado menos água do que o previsto. E que ele chegou com 2,9% acima, uma margem positiva.

Avaliando mês a mês, foi demonstrado que a operação teve em diversos meses um consumo maior que o esperado, tendo ficado dentro da margem no último mês de janeiro. E que isso deve ter ocorrido em virtude da evaporação, tendo sido recuperado em janeiro em decorrência de algumas chuvas. E que por isso tem que se planejar de forma consciente a operação no açude. Sobre a atual situação de recarga do açude, com a quadra invernosa de 2021, demonstra que as chuvas estão esparsadas, não havendo muita recarga. Mas que historicamente, mesmo em anos de seca, o açude Gangorra costuma ter bons aportes.

Apresentação utilizada:

Reunião de Encerramento – Gangorra (05-03-2021)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *