A Comissão Gestora do Açude Gangorra esteve reunida nesta terça-feira (12) com o presidente do Comitê do Coreaú, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE Granja) e com representantes do poder executivo do município de Granja. O encontro, realizado na prefeitura da cidade, teve como objetivo discutir e debater questões do Plano de Ação da comissão, como problemas no abastecimento de água e poluição da margem do açude.
Abastecimento de água
O primeiro ponto do Plano foi a situação da qualidade, quantidade e do fornecimento da água da região. Foi apontada a realidade de algumas localidades que fazem o uso do açude, sendo elas: Pau’Darco e Torrôes. Essas comunidades possuem complicações em seu abastecimento de água, sem (ou quase) nenhuma forma de distribuição do recurso e, por consequência, também sem tratamento.
Outra situação abordada foi a da comunidade da Agrovila, porém, é necessário ressaltar que o fornecimento lá se faz através de associação comunitária, em que apenas cerca de um terço das famílias recebe água encanada.
Ficou de ser vista a proposta de desmembramento do sistema de abastecimento da localidade da Agrovila para ampliação até as outras localidades próximas.
Lixo na redondeza do açude
Na ocasião, também foi pauta o acúmulo de lixo às margens do Açude Gangorra. Foi identificado que um dos agravantes desse problema está na coleta de lixo, que não atende às demandas da população, com poucos locais de coleta e a falta de frequência com que o lixo é recolhido.
Como resposta, a Prefeitura de Granja se comprometeu em planejar ações para tentar solucionar, ou amenizar drasticamente, a situação atual. Com isso, a prefeitura irá aumentar os pontos de coleta de resíduos, bem como manter uma frequência de recolhimento para tentar atender à alta demanda.
Foi anunciado ainda, pelo poder executivo, que se iniciará uma campanha de conscientização da sociedade sobre o descarte irregular do lixo às margens da barragem, através de placas ao longo de toda a extensão, orientando os banhistas e moradores da área sobre o problema.
Por fim, todos os encaminhamentos foram feitos e ficou acordado o acompanhamento das ações propostas para que elas sejam devidamente realizadas.
A reunião contou com a presença do presidente do Comitê do Coreaú, Raul de Araújo Lima Neto, e se destaca a participação de grande importância e contribuição do poder executivo de Granja por meio do seu Procurador do Município, sua Secretaria de Administração e Ouvidoria Municipal. A reunião foi acompanhada pela Secretaria Executiva do Comitê, com participação de cinco integrantes da comissão gestora e 12 ao todo.