A praia do Preá, no município de Cruz, foi palco da 4ª Reunião Ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, evento que reúne representantes dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará, além de gestores da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú (CBH Coreaú) foi o anfitrião do evento, que reuniu representantes de diversas entidades para debater a gestão dos recursos hídricos do Ceará.

O presidente do CBH Coreaú, Raul de Araújo Lima, participou das discussões e esteve presente na mesa de abertura, representando o comitê e reforçando o compromisso com a gestão sustentável da água.

A secretária da diretoria executiva, Izabela Cristiane de Lima, e a membro do colegiado Keyla Aragão também marcaram presença, contribuindo ativamente para as discussões.

A Cogerh foi representada pelos diretores de Planejamento e Operações, Denilson Fidelis e Tércio Tavares, respectivamente. O Coordenador de Gestão dos Recursos Hídricos da SRH, Carlos Campelo, também esteve presente.

O encontro ocorreu nos dias 05 e 06 de novembro e contou ainda com uma visita técnica ao Parque Nacional de Jericoacoara. O Fórum tem como objetivo fortalecer a gestão participativa dos recursos hídricos, promovendo um espaço de troca de experiências e discussões democráticas sobre a gestão da água no Ceará.

Durante o evento, a tônica das discussões foi a troca de experiências entre os Comitês e a reafirmação da importância do Fórum. Gestores da Cogerh e da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) também participaram, ouvindo demandas dos colegiados e reforçando o compromisso coletivo com a gestão e preservação dos recursos hídricos. importantes para o avanço das políticas públicas de água no Estado.

Entre as pautas do encontro foi acerca da ocupação irregular de animais no entorno de açudes monitorados pela Cogerh. Na oportunidade, foram sugeridas pelos Presidentes dos Comitês a implementação de campanhas de conscientização e envolvimento de outros entes estaduais para ajudar a sanar esta questão. 

Funcionamento do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH)

Aridiano Belk, coordenador do Fórum, fez uma apresentação detalhada sobre a estrutura e o funcionamento do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Ele ressaltou a importância da articulação entre os diversos membros do Fórum para o fortalecimento das ações de gestão hídrica e da cooperação entre as diferentes bacias do Estado.

Reafirmação da Importância do Fórum

Tércio Tavares, diretor de Operações da Cogerh, destacou a importância do Fórum como um espaço legítimo de discussão democrática, fundamental para a construção de políticas públicas eficientes. “O Fórum Cearense de Comitês de Bacias é um espaço legítimo de discussão democrática, onde os diversos atores da gestão hídrica podem debater soluções e compartilhar experiências que refletem as necessidades locais e regionais. Essas discussões são fundamentais para o fortalecimento da gestão participativa e para garantir que as políticas públicas de água atendam de forma justa e eficiente a todos os cearenses“, afirmou.

Para Tércio, a legitimidade do Fórum é refletida pela presença ativa de diversos representantes da sociedade, governo e entidades ambientais, que juntos, promovem o debate sobre os melhores caminhos para a gestão dos recursos hídricos no Ceará.

Ele também enfatizou o compromisso da Cogerh em continuar dando suporte a esses espaços de discussão e assegurar que a gestão da água no Estado seja realizada de forma colaborativa e transparente.

Palestras

Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentaram o panorama de gestão do Parque Nacional de Jericoacoara, destacando o papel crucial da unidade de conservação para a proteção dos recursos naturais e hídricos da região. A apresentação também abordou as ações de sustentabilidade no parque e os desafios de conciliar o turismo com a preservação ambiental.

Além disso, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) apresentou uma proposta de curso de especialização em recursos hídricos, pautando a capacitação como uma ferramenta para fortalecer a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no estado. A proposta visa qualificar profissionais na área, contribuindo para o aprimoramento da gestão hídrica no Ceará

Representação dos Comitês em diferentes instâncias

Os representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) em diferentes instâncias apresentaram suas contribuições no evento, com Wyldevânio Vieira (CSBH Salgado) trazendo a visão do Conselho de Administração da COGERH, ao qual faz parte; Lurivan Miranda (CBH Médio Jaguaribe) compartilhando visão do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) e José Ronilson (CSBH Rio Banabuiú) abordando a participação  no Comitê Integrado de Segurança Hídrica. A troca de experiências entre os participantes foi um dos pontos mais valorizados, fortalecendo o compromisso com a construção coletiva de soluções para os desafios hídricos do Estado.

Visita Técnica ao Parque Nacional de Jericoacoara

Na quarta-feira (06), o Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas concluiu suas atividades com uma visita técnica ao Parque Nacional de Jericoacoara, guiada por representantes do ICMBio. O momento proporcionou aos participantes uma imersão nas questões ambientais locais além  do entendimento sobre o manejo sustentável dos recursos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *