Na última quarta-feira (23) aconteceu a 58ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú, essa sendo a primeira no ano de 2022. As principais pautas apresentadas e debatidas no encontro foram: Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos, aprovação da operação emergencial do Açude Angicos, além da eleição da diretoria  para mandato 2022-2023. A reunião contou com a presença de 24 das 30 instituições membros do comitê.

 

Em votação foi renovada a diretoria do CBH para mais dois anos de mandato. Sem objeções, a chapa que consiste em Keila Aragão Correia como Presidenta, Flávio Pereira de Souza Vice-presidente, Secretária Cristiane dos Santos Silva Coutinho e Secretário Adjunto Marcos Antônio Monteiro Freitas foi eleita para dar continuidade a gestão do Comitê.

 

De acordo com o Coordenador de operação e manutenção da COGERH, Hiago Gomes, a chamada operação emergencial é definida para garantir vazões emergenciais, essas por sua vez menores que as vazões da alocação, para operação de açudes estratégicos durante ocorrência de veranicos prolongados entre as precipitações. Sendo o mínimo possível dessas vazões para manutenção ou complementação do rio, empregadas para garantir o atendimento a demandas essenciais, como o abastecimento humano com captações nos leitos perenizados. 

Para a bacia do Coreaú foi definida vazão para operação emergencial somente para o açude Angicos, sendo a vazão de 370 L/s válida até 30 de junho de 2021 ou até a ocorrência da alocação negociada de água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *