O Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú aprovou nesta quarta-feira (23) o Diagnóstico de sua Região Hidrográfica durante sua 58ª Reunião Ordinária. O documento representa a 1ª etapa do processo de construção do Plano de Recursos Hídricos do Ceará na região, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dentre os temas abordados no Diagnóstico estão: Caracterização da Região Hidrográfica; Demanda Atual; Oferta Hídrica; Balanço Hídrico; Eventos Extremos de secas e cheias; Questões Ambientais; Gestão de Recursos Hídricos: políticas, instrumentos e aspectos institucionais; Alocação de Água, conflitos e gestão de seca; Segurança de infraestruturas hídricas.
Os Planos de recursos hídricos têm o objetivo de buscar estratégias que proporcionem a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos, levando em conta os aspectos naturais e cenários de cada bacia.
O próximo passo é a elaboração do Prognóstico, em que é feita a cenarização para embasar a tomada de decisões futuras. Para isso, será realizado o workshop “Formulação de Cenários: Sementes do Futuro”, no dia 10 de março, em que serão debatidos os eixos de “Demanda” e de “Oferta Hídrica” e “Ambiental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *