No dia 16 de julho de 2021, por meio do aplicativo Teams, realizou-se a Reunião de Alocação do Açude Martinópole. Estiveram presentes os Coordenadores e Gestão e Núcleo Técnico da Gerência de Sobral, Kamylle Prado e Hiago Gomes, bem como o AGIR Sr. Francisco. Participaram da atividade, 9 pessoas, representando a CAGECE, Prefeitura e STR de Martinópole, Cáritas, Câmara de Camocim, Prefeitura de Granja e STR de Mucambo.
Após a análise da situação do açude, que encontra-se com 57,9% de sua capacidade, foi aprovada uma vazão de 40 l/seg para atender os usos de montante (captação no espelho d’água) e de jusante (liberação para o rio), em que serão abastecidos poços de comunidades e atendidos usos de dessedentação animal ao longo do trecho.
Foi verificado que a situação do reservatório está abaixo do que a situação do açude no mesmo período do ano anterior e que, portanto, a liberação de água para a jusante e que, portanto, assim deverá haver acompanhamento técnico da COGERH da efetiva necessidade e da eficiência da operação. O Sr. Roberto Chaves, representante da Cáritas de Tianguá, apoiarpa essa ação junto com a COGERH.