Dia 17 de abril de 2020, participaram da reunião virtual, através do aplicativo Zoom, a partir das 9 horas da manhã, com a participação dos seguintes representantes: Benedito Lourenço,( Presidente do Comitê), Keila Aragão(Vice-presidente) e Mardineuson Sena(Secretário Adjunto) representantes da Diretoria. Do Núcleo de Gestão de Sobral participaram: Kamylle Prado, Adriana Oliveira e Dayane Andrade.
Foram discutidos os pontos abaixo enumerados, com os seguintes encaminhamentos:
1 – Acerca do posicionamento da Diretoria em se realizar reunião de plenária do CBH-Coreaú pela internet, haja vista a aproximação principalmente do período de alocação e da não existência de prazo para normalização das atividades em virtude da pandemia do COVID -19. Foi colocado que há um decreto estadual que impede aglomerações. A diretoria solicita que a COGERH realize uma pesquisa junto aos membros considerando os seguintes aspectos: Se a pessoa possui acesso a equipamento compatível que permita a participação, se tem acesso a internet, se concorda com a realização da reunião nessas condições. O levantamento dessas informações deverá ser realizado e entregue até a sexta-feira próxima, dia 24 de abril.
2- Sobre as metas do Procomitê, a Diretoria do CBH-Coreaú definiu que encaminhará ofício a ANA, solicitando a avaliação das metas e o realinhamento dos prazos do programa, de forma que o CBH não venha a ser prejudicado pelo não atendimento das metas propostas. A diretoria solicita um posicionamento da COGERH acerca da disponibilidade de orçamento para a realização de suas atividades, após o impacto econômico após a pandemia.
3 – Sobre a posição do CBH –Coreaú frente a pandemia, foi definido pela diretoria que será feita uma nova reunião em que se discutirá ações que o CBH possa realizar, discussões sobre o tema, assumindo uma postura política sobre a realidade. Destacam a relação direta entre a água e a pandemia. Ficou definido que a diretoria criará um grupo de whatsapp em que serão discutidos as estratégicas e temas a serem trabalhados pelo CBH nesse momento. A idéia é também aproveitar grupos de whatsapp já existentes e criar outros que envolvam os participantes das alocações dos açudes. As ações deverão ser visibilizadas, publicizadas a frente de outros Comitês e que isso seja sistematizado e organizado como uma ação do CBH, para sua valorização.
4- Sobre a discussão das capacitações de 2021, para construção do Termo de Referência. Foi colocado que a COGERH precisaria construir o termo de referência em breve. Deveria ser discutida a quantidade de capacitações, seus formatos. No entanto, em 2021 as capacitações já deveriam ser baseadas nas competências estabelecidas no Plano de Capacitação exigido pelo Procomitê e realizado pós Planejamento Estratégico. A diretoria sobre essa questão definiu que:
– Emitir um parecer para a ANA colocando a situação do Estado e do CBH-Coreaú, baseado nas metas e nos prazos acordados dentro do programa.Será solicitado a ANA um posicionamento em relação as metas e a execução em relação as atividades planejadas.
– Para a realização do parecer a diretoria pede que a Gerência de Sobral envie os pontos que devem ser abordados para encaminhar ofício a ANA com esse parecer.
– Para as capacitações programadas para o ano de 2020, a Diretoria pede que a COGERH se posicione em relação ao orçamento, que poderá ser alterado. E que se execute apenas uma capacitação e o Evento da Desertificação (se verificado ser possível realizar-se em 2020).
5 – Sobre a realização do Encontro da Desertificação ficou definido que será avaliado daqui 30 dias se o encontro será realizado me 2020 ou se deverá ser negociado para sua efetivação em 2021. Como encaminhamentos ficou estabelecido que:
* Será garantido que a Fundação CIS continuará na condução da atividade, na articulação científica e organizacional Deve pensar uma proposta de como colocar isso no plenário para garantir isso formalmente.
* Após definição de prazo, será agendada reunião com a Gerência de Quixeramobim para se fazer os desdobramentos do que for definido , para que haja uma negociação com o CBH-Banabuiú.
6- Sobre a eleição da diretoria do CBH-Coreaú, a COGERH deverá realizar contato com a Assessoria Jurídica da SRH para avaliar a legalidade e receber instruções sobre essa questão.
Será realizada nova reunião, na tarde do dia 24 de abril para tratar das respostas as questões encaminhadas acima. E serão tratados os seguintes pontos:
1 – A alocação negociada, como deverá ocorrer em épocas de pandemia (antecipação de dados pela COGERH, a mobilização à distância)
2- O uso da tecnologia na gestão participativa – como aprender e como surpreender, gerar novas formas com essa nova realidade (pensar isso pro plano de comunicação)
3 – Irregularidade e vacância de membros do CBH-Coreaú devido a cobrança da outorga aos usuários, pelo Decreto Nº 32.470/2017
4 – Freqüência dos membros