No último dia de março, 31, os membros do CBH Coreaú se reuniram em plenária presencialmente pela primeira vez desde o início das restrições sanitárias. A 30ª Reunião Extraordinária aconteceu no auditório do SISAR, na cidade de Sobral e contou com a participação de 18 instituições membros. Além do comitê, participaram integrantes tanto da gerência de Sobral, quanto de Fortaleza da COGERH, FUNCEME e Secretaria de Recursos Hídricos.

 

Na ocasião, foi aprovada a Resolução Nº 02/ 2022 do CBH-Coreaú, que aprova a criação da Câmara Temática do Meio Ambiente. Na próxima reunião deverão ser eleitos os seus membros cumprindo meta estabelecida do Planejamento Estratégico aprovada em reunião anterior pelo plenário.  

 

Na reunião também foi composta a Comissão Eleitoral para conduzir o processo eleitoral para preenchimento da vaga para Secretário Adjunto, que teve sua vacância estabelecida nessa mesma reunião.

 

Dentre os demais pontos de pauta da reunião, foi apresentado o Prognóstico de Chuvas para o estado do Ceará, principalmente da Bacia do Coreaú. Assim como foi apresentado pela COGERH à plenária o relatório financeiro da Bacia do Coreaú no ano de 2021. Detalhando o exercício referente a Bacia, com sua arrecadação através da cobrança pelo uso da água bruta, bem como custos da gestão da bacia e resultados finais do último ano.

 

A analista de gestão da Cogerh Sobral, Adriana Gondin, apresentou o diagnóstico a respeito dos povos tradicionais que vivem na Bacia. Diagnóstico é uma das diretrizes para renovação do Comitê e também é uma meta do Procomitê. Na ocasião, foram expostas as situações dos quilombos Associação dos Remanescentes de Quilombolas de Caiçara de Baixo e Associação dos Remanescentes do Quilombo Timbauba. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *