O Fórum Cearense de Comitês de Bacias realizou, nesta terça-feira (17), sua última reunião de 2024, em Fortaleza. Esteve presente, representando o Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú, o presidente Raul de Araújo Lima Neto.
Comenda Zaranza
Durante o encontro, pela noite, foram homenageadas pessoas que desempenharam um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos do Estado do Ceará, recebendo a prestigiada Comenda Antônio Zaranza, em alusão a um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará.
Os escolhidos foram indicados pelos integrantes dos Comitês de cada bacia hidrográfica em assembleia geral realizada previamente. O Comitê do Acaraú indicou o nome de Francisca Araújo Machado em reconhecimento ao seu empenho e esforços prestados na gestão das águas da Bacia do Coreaú através do respectivo Comitê.
Eleição para nova coordenação
Pela manhã, os membros escolheram quem fará parte da Comissão eleitoral para eleição da coordenação do Fórum para mandato 2025-27.
A votação deve acontecer no início de 2025, com chapas devendo conter quatro representantes de diferentes Comitês, com pelo menos uma mulher dentre eles.
A Comissão será formada por:
Wyldevanio Vieira – CSBH Salgado
Cristiane dos Santos – CBH Serra da Ibiapaba
Wellington Lino – CBH Litoral
Lurivan Miranda – CSBH Médio Jaguaribe
Conversa com Secretário de Recursos Hídricos
Na ocasião, o Secretário de Recursos Hídricos Ramon Rodrigues mostrou o balanço de atividades hídricas no Ceará.
Dentre os tópicos abordados, estiveram o andamento das obras do Cinturão das Águas, Projeto Malha D’água, Ramal do Salgado e Eixão das Águas.
O titular da pasta compilou outras demandas pontuais dos presentes, fortalecendo a ponte entre o Governo do Estado e as comunidades locais via seus representantes nos Comitês.
Peça Teatral
O Fórum teve a oportunidade de prestigiar a apresentação artística com interpretação do livro infantil “A Gotinha Nossa de Cada Água”, idealizada pelo curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE).
A cartilha faz parte do “Projeto SRH nas Escolas” e busca incluir as crianças na discussão da problemática do meio ambiente, visando garantir um futuro de preservação, com acesso à água de qualidade para todos.
O livreto trata de temas relacionados educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, por meio dos Comitês de Bacias.
Recurso Procomitês
Márcia Caldas, representante da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentou ao colegiado o uso do recurso Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês) investido ao longo do ano e o saldo remanescente para cada colegiado.
O programa é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA), disponibilizando 500 mil reais por ano para cada Estado que cumpra metas estabelecidas pelo órgão. Seu objetivo é melhorar o desempenho dos Comitês de Bacias Hidrográficas e consolidá-los como espaços de formulação de políticas de recursos hídricos.
Os representantes debateram sobre investir parte do recurso para um curso de especialização em recursos hídricos voltado a membros dos Comitês. A decisão deverá ser deliberada nas plenárias de cada colegiado.
Atividades dos Comitês
Além disso, os representantes dos 12 colegiados tiveram a oportunidade de compartilhar as principais atividades e ações realizadas por seus respectivos grupos. Na ocasião, presidente do CBH Coreaú apresentou todos os trabalhos e atividade realizadas durante o ano de 2024.