Na terça-feira (12), ocorreu a 65ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia do Coreaú, em Sobral, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O encontro teve como principais pautas a relatoria das atividades de 2023 e a elaboração do plano de ação 2024.
A Gerência regional da COGERH das bacias do Acaraú e Coreaú, representada pelo gerente Hiago Gomes e pelo coordenador de operação Guilherme Farias, apresentou o relatório das atividades realizadas pela plenária ao decorrer do ano, bem como a situação atualizada dos açudes da Região Hidrográfica do Coreaú.
Em 2023, o colegiado passou por sua renovação, que ocorreu em três encontros regionais e uma assembleia, além de realizar quatro reuniões ordinárias e três extraordinárias.
Conforme demanda, iniciou-se uma nova comissão gestora, do açude Gangorra, e foi renovada a composição da comissão do açude Tucunduba. Como previsto, foi realizada a capacitação de novos membros para os recém eleitos para compor tanto o Comitê quanto às comissões gestoras.
Além disso, houve reuniões de encerramento, alocação e acompanhamento da operação dos 10 reservatórios, contando com a aplicação da Cartilha Glossário de Termos e Conceitos da Alocação como ferramenta de aprendizado e formação.
No derradeiro encontro do ano, a plenária estabeleceu suas metas de participação e precisão atividades que almejam realizar em 2024 com apoio da Cogerh. Estão previstas ações que mobilizem todas as instituições-membro,como reuniões ordinárias, atividades das suas câmaras temáticas e técnicas como ações direcionadas à conscientização ambiental com a população usuária dos açudes da Região.