Em reunião realizada nesta quarta-feira (13), em Senador Sá, a Comissão Gestora do Açude Tucunduba, com participação do Comitê de Bacia do Coreaú e apoio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), definiu a data para uma nova liberação de água e elegeu novos membros de sua secretaria.
Nova liberação
A reunião teve como pauta principal o acompanhamento da operação de água já realizada. Na ocasião, o Coordenador do Núcleo de Operação da regional da Cogerh das bacias do Acaraú e Coreaú, Guilherme Marques, apresentou o atual cenário do reservatório: são 31,13 milhões de metros cúbicos, representando 79% de sua capacidade total e ainda foi ressaltado que a diminuição do volume ao longo dos últimos meses ocorreu próximo do simulado pela Companhia para o período.
Na Reunião de Alocação do semestre 2024.2 do açude Tucunduba, ficou definida uma vazão de água para agosto e a possibilidade de uma segunda, caso houvesse necessidade, e com data a ser determinada posteriormente. Tendo em vista a demanda de uma nova liberação, a Comissão Gestora levou essa solicitação para o encontro.
Dessa forma, a segunda vazão para Açude Tucunduba foi aprovada por todos os presentes, com início no dia 22 de novembro e terá uma média de 360 litros por segundos (l/s).
Novos Secretários

Outra importante pauta do encontro foi a definição do novo secretariado da comissão. A única chapa candidata era composta por: Raimundo Nonato (Associação Comunitária dos Moradores do Córrego de Cima) como primeiro secretário, Francisco Auriledo Gomes como segundo secretário (Comunidade Croa dos Angicos e Adjacência) e Francisco Aurélio Candido (Associação dos Moradores da Comunidade Panacuí e adjacências) como apoio à secretaria. Por unanimidade, a plenária elegeu os nomes para compor a nova secretaria.
A reunião foi aberta a todos usuários e com 11 participantes no total, e contou com o presidente do Comitê do Coreaú, Raul de Araújo Lima Neto e com apoio da equipe da COGERH. A Comissão foi representada por sete de seus membros.