Comissão Gestora do Açude Tucunduba aprova alocação 2023.2 do reservatório

Nesta terça-feira (11), a Cogerh, por meio da Gerência Regional das Bacias do Coreaú e Acaraú, realizou a reunião de alocação negociada de água para 2023.2 do Açude Tucunduba, junto à Comissão Gestora (CG) do reservatório, em Senador Sá.

Já utilizando o novo formato de reunião idealizado pelos núcleos de gestão e de operação da Regional, o encontro serviu para formação e conscientização sobre questões pertinentes à gestão do açude açude, como a outorga, cobrança de usuários, e ações desenvolvidas pela Cogerh.

Também foram apresentados os dados quantitativos e qualitativos do Açude Tucunduba, que está com 38,8 milhões de m³, equivalente a 98,6% de seu volume total.

A Comissão Gestora aprovou uma vazão de 90 litros por segundo, para abastecimento humano e dessedentação animal, com a 1ª abertura para o rio na semana dos dias 21 a 25 de agosto.

Membros das comunidades de jusante e da CG farão o acompanhamento do atendimento dos usuários ao longo do rio. Jailson Monteiro, membro do Comitê do Coreaú, da CG do Açude e Presidente do STR de Senador Sá, ressaltou a tendência do El Nino se manter até a quadra chuvosa de 2024, impactando negativamente nas chuvas do Estado, necessitando de maior eficiência nessa liberação.

Ficou também definida que a Regional da Cogerh em Sobral realizará uma capacitação e uma campanha de regularização de usuários no município, com o apoio da Ematerce, STR de Senador Sá e Prefeitura de Senador Sá, principalmente identificando os usuários de poços.

Além disso, foi abordada a renovação da Comissão Gestora do Tucunduba, que iniciará ainda no mês julho. Jailson Monteiro reforçou a importância da participação de todos e de todas, fortalecendo o grupo para promover uma gestão forte, em busca dos propósitos locais.

O encontro contou com 17 representantes locais e cerca de 60% dos membros da Comissão Gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *