O Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú realizou, no dia 27 de maio sua 26º Reunião Extraordinária do CBH-Coreaú. O momento ocorreu de forma virtual através do sistema Teams da Microsoft. Os membros reuniram-se para avaliar o relatório da qualidade de água do açude Gangorra, apresentação e ciência a plenária do edital da Câmara Técnica de capacitação e Comunicação e eleição para o preenchimento de suas vagas do segmento usuários.

O relatório com a avaliação da qualidade de água foi realizado pelo técnico Mario Barros. Após pontos analisados concluiu que concentrações de fósforo acima do estabelecido pela portaria Conama 357/2005. Todas as análises apresentaram concentrações acima do preconizado (50000 cél/mL) para as cianobactérias. Por fim, conclui-se baseado no relatório, e nos monitoramentos anteriores, que o açude passa por um processo de eutrofização intenso, que resulta no aumento na concentração de cianobactérias.

Foi apresentado a demanda de constituição de uma câmara técnica para gerir as ações dos planos de comunicação e capacitação, que deve ser formada por 06 vagas de Instituições membros do CBH e 02 vagas de Instituições convidadas. Onde será disponibilizado edital aos membros do CBH para que possam se candidatar e/ou indicar as instituições convidadas.

O terceiro ponto da reunião foi a eleição para preenchimento de vacância na plenária do comitê. Após as inscrições e análise dos documentos das instituições participantes do processo, ficaram aptas duas: Associação dos Produtores Rurais do Sítio Cauã em Moraújo e a Associação Comunitária de Morrinhos e adjacências em Senador Sá. Com isso a plenária decidiu a eleição por aclamação. Os representantes falaram sobre a importância de participar do comitê e agradeceram aos membros por concordarem com o ingresso.

 

Documentos usados e apresentados:

Apresentação – Açude Gangorra

Relatório Açude Gangorra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *