Nesta terça-feira (15), foi realizada a reunião de alocação de água do Açude Várzea da Volta. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Moraújo, reunindo representantes da sociedade civil, usuários de água e o poder público local. O principal objetivo foi definir, de forma participativa, a vazão de operação do reservatório para até janeiro de 2026.

A Regional da COGERH das bacias do Acaraú e Coreaú, representada pelo coordenador de operações Guilherme Farias, apresentou o cenário atual do açude, que se encontra com 97,34% de sua capacidade total, que permite um cenário positivo para a definição da alocação.
Vazão Aprovada
Durante a reunião, foram apresentadas duas propostas de vazão para operação do açude: uma mínima de 75 L/s e uma máxima de 80 L/s. Após amplo debate entre os presentes, optou-se pela aprovação da vazão de 75 litros por segundo L/s, levando em consideração demanda dos usos e segurança do abastecimento até o fim do período.

Distribuição dos usos da vazão aprovada:
Abastecimento humano: 31 L/s
Irrigação: 4 L/s
Perdas em trânsito: 40 L/s
Também ficou acordado o cronograma das operações ao longo do semestre. A primeira liberação de água está prevista para o final de agosto.
Além disso, a primeira reunião de acompanhamento da alocação foi agendada para o mês de novembro, com o objetivo de avaliar a efetividade das ações, discutir ajustes se necessários e manter o processo de gestão compartilhada e transparente.

Essa construção coletiva reforça a importância da gestão participativa dos recursos hídricos, de forma integrada e sustentável garantindo o uso responsável da água.