
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Martinópole sediou nesta terça-feira (11) uma reunião de avaliação sobre a operação de 2024.2 do Açude Martinópole.
O encontro contou com a apresentação técnica de Vicente Lopes, do núcleo de operação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) das bacias do Acaraú e Coreaú.
Durante a apresentação, foram compartilhados dados comparativos entre o volume simulado e realizado do reservatório. Os números mostram que o açude está com volume atual de 16.270 milhões de m³, correspondendo a 65,52% de sua capacidade, superando as projeções iniciais que previam 13.200 milhões de m³ (53,20%) para o período.

O monitoramento apresentado através do gráfico demonstra a evolução do nível do açude desde agosto de 2024. A cota do reservatório também apresentou resultado positivo, registrando 97,56 metros, uma diferença de +0,59 metros em relação ao simulado.

A vazão simulada para operação do reservatório está estabelecida em 40 L/s, um parâmetro importante para o planejamento do uso da água.