Açude Itaúna, em Granja, tem liberação de água definida até janeiro de 2026

Nesta quinta-feira (10), foi realizada a reunião de alocação negociada de água do Açude Itaúna no município de Chaval, para decidir a liberação de água do reservatório até janeiro de 2026. O encontro ocorreu na comunidade Passagem do Vaz e contou com a participação de representantes da sociedade civil, usuários(as) de água e do poder público.

Durante a reunião, o coordenador do Núcleo de Operação da regional da Cogerh da região do Coreaú, Guilherme Farias, apresentou o cenário atual do reservatório, que se encontra com 99,75% de seu volume máximo.

Vazão aprovada

Após a exposição do diagnóstico e das demandas de uso da água, os(as) participantes debateram as propostas de operação. A vazão média aprovada por votação foi de 200 litros por segundo (L/s), operação que já foi iniciada.

Distribuição dos Usos da Vazão Aprovada

  • Abastecimento humano: 83 L/s
  • Irrigação: 6 L/s
  • Outros usos : 90 L/s

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos acordados na reunião, destaca-se a decisão de realizar a primeira reunião de acompanhamento no mês de outubro de 2025, com o objetivo de monitorar a operação.

Também foi solicitada a criação de uma Comissão Gestora do Açude, visando fortalecer a gestão participativa e garantir um acompanhamento mais próximo do reservatório. Outro ponto importante foi a solicitação da presença de um(a) técnico(a) da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) nas próximas reuniões, para incentivar o uso da água, tendo em vista o desuso de grande parte do volume liberado.

Essa construção coletiva reforça a importância da gestão participativa dos recursos hídricos, de forma integrada e sustentável garantindo o uso responsável da água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *