Na 55ª Reunião Ordinária, realizada de forma virtual no dia 24 de junho de 2021, a plenária do CBH Coreaú se reuniu para debater e aprovar as orientações para a realização da alocação negociada de água. O colegiado aprovou a manutenção das reuniões de alocação nos açudes no momento de pandemia da COVID-19, por meio de reuniões virtuais, para aqueles reservatórios que detivessem demanda de liberação de água para o rio e/ ou de múltiplos usos. Para estes o CBH aprovou parâmetros de vazão mínimo e máximo, uma faixa que será apresentada nas reuniões virtuais para definição da vazão específica. Além dos parâmetros, para os açudes passíveis de alocação, o CBH definiu vazões provisórias a serem efetivadas, se necessário, até que seja realizada a reunião local nos açudes. Essa vazão poderá ser estabelecida como definitiva caso não haja o quórum mínimo nas reuniões, conforme definido pelo CBH.

Hiago Gomes, Coordenador Técnico da Gerência Regional da COGERH de Sobral apresentou a situação atual da Bacia do Coreaú, bem como a situação atual dos reservatórios, com suas demandas específicas e as simulações de esvaziamento, apresentando propostas de cenários que foram analisados e aprovados pelo Comitê de Bacia. Essas informações constam na ata da reunião, bem como nas resoluções 01/2021 e 02/2021. A plenária também aprovou os nomes dos representantes da Associação de Morrinhos, SISAR, Câmara de Camocim, IFCE de Acaraú, Fundação Cis e ICMBIO que irão compor a Câmara Técnica de Capacitação e Comunicação junto com outras duas instituições convidadas que serão indicadas e escolhidas, em votação, durante uma próxima reunião para preencher as últimas vagas.

A reunião contou com um momento de homenagem especial ao Benedito Francisco Moreira Lourenço, Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú, em decorrência do seu falecimento. Foi ressaltado o trabalho de Benedito desde o processo de criação do Comitê aos dias atuais. Sua ação propositiva, sua vocação para a defesa do meio ambiente e da gestão de águas, e o seu legado que fica pela militância em favor do coletivo.

APRESENTAÇÃO UTILIZADAREUNIÃO DE PARÂMETROS 2021

RESOLUÇÕES APROVADAS:

CÂMARA TÉCNICA DE CAPACITAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Resolucao N01 de 2021 Coreau-1

PARÂMETROS E VAZÕES: Resolução N 02 de 2021_CBH Coreau_parametros 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *