Durante a 60ª Reunião Ordinária do CBH-Coreaú, realizada em 10 de novembro de 2020, foi realizada uma apresentação sobre a preservação e a criação de uma Unidade de Conservação na Serra da Penaduba, localizada entre os municípios de Frecheirinha e Uruoca.
Na oportunidade, o Diretora da SEMACE, Sr. Cleverton Caçula, defendeu a relevância da área por proporcionar a criação de corredor ecológico entre a Serra da Meruoca e a Serra da Ibiapaba, bem como a sua influência na preservação e manutenção do Açude Angicos, principal açude da Bacia do Coreaú.
A criação da Unidade de Conservação da Penaduba é uma demanda do CBH-Coreaú, inclusive tendo sido formalizada junto ao Governo do Estado, como prioritária para a Bacia do Coreaú. A região abriga espécies endêmicas como o macaco Guariba e outras espécies animais que precisam ser preservadas.
Foi feita denúncia da existência de incêndios e desmatamento na região nos últimos meses, tornando mais urgente o fortalecimento dessa pauta. Na próxima reunião ordinária do CBH, a ser realizada no dia 15 de dezembro, será debatido novamente o tema, para definir os encaminhamentos a serem feitos pela plenária.