Nesta terça-feira, (8), foi realizada a reunião de alocação de água do Açude Tucunduba, localizado no município de Senador Sá, com a Comissão Gestora do reservatório. O encontro ocorreu na Coordenação de Base do Sindicato, no distrito de Serrota, e teve como objetivo definir o uso da água até janeiro de 2026.

Durante a reunião, o coordenador do Núcleo de Operação da Regional da Cogerh das regiões do Acaraú e do Coreaú, Guilherme Farias, apresentou o cenário atual do reservatório e da bacia hidrográfica. O açude Tucunduba encontra-se com 100% de seu volume total, enquanto a bacia está com 95%, o que representa um quadro favorável para a gestão hídrica nos próximos meses.
Vazão aprovada
Após a apresentação, os membros da Comissão deliberaram, de forma democrática e participativa, sobre a vazão a ser adotada no período. Por votação, foi aprovada a vazão de 90 litros por segundo (L/s), considerada suficiente para atender às principais demandas da região. A primeira operação de liberação está agendada para o dia 20 de agosto de 2025.
Distribuição dos usos da vazão definida:
Abastecimento humano: 6 L/s
Irrigação: 3 L/s
Consumo animal: 3 L/s
Perdas em trânsito: 70 L/s

Essa construção coletiva reforça a importância da gestão participativa dos recursos hídricos, de forma integrada e sustentável, garantindo o uso responsável da água
