Nesta terça-feira (19), no Centro de Educação a Distância (CED), em Sobral, foi realizada a eleição da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú, durante a 41ª Reunião Extraordinária do colegiado. O processo eleitoral marcou um momento de fortalecimento da gestão participativa dos recursos hídricos na região.

Diretoria eleita
A única chapa lançada foi a “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, eleita por unanimidade da plenária presente. A diretoria terá mandato até 2027 e será composta pelos seguintes representantes:
- Presidente: Raul de Araújo Lima Neto – Associação Comunitária dos Moradores da Comunidade de Morrinhos e Adjacências.
- Vice-presidente: Antônio Arnaldo Rodrigues da Silva – Associação Comunitária Capitão Simão Felix da Cunha, de Pau Ferro.
- Secretária: Izabela Cristiane de Lima Silva – Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Camocim.
- Secretário-adjunto: Antônio Ediberto dos Santos – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

Em fala, o presidente eleito, Raul Neto, ressaltou:
“É uma responsabilidade enorme, levar o nome do comitê, e representar todas as instituições que compõem o comitê de bacia do Coreaú”
Reunião com a SRH
Além da eleição da diretoria, foi informado o compromisso do Comitê com o secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, em reunião que acontecerá no dia 28 de agosto, no município de Granja. O encontro reunirá diversos órgãos públicos e será uma oportunidade fundamental para o Comitê levar suas demandas e reivindicações de forma direta à gestão estadual e destacar o seu protagonismo na reunião.

Essa construção coletiva reforça a importância da gestão participativa dos recursos hídricos, de forma integrada e sustentável garantindo o uso responsável da água.