Nesta terça-feira (1), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) realizou a reunião de alocação negociada de água do açude Angicos, no distrito de Campanário, em Uruoca. O encontro reuniu representantes locais, em um importante momento de diálogo sobre o uso dos recursos hídricos para até o fim de janeiro de 2026.
Durante a reunião, o coordenador de operação da regional da Cogerh das regiões do Acaraú e do Coreaú, Guilherme Marques, apresentou o cenário hídrico do açude Angicos, que atualmente se encontra com 96,78% da sua capacidade total, acumulando um volume de 47,4 milhões de m³.

Essa condição favorável permitiu discutir opções de vazões para a alocação negociada de água, garantindo o abastecimento humano, a manutenção das atividades econômicas locais e a preservação ambiental.
Foram apresentadas duas propostas de vazão média a ser liberada do reservatório: 370L/s e 380L/s. Após análise técnica e consenso entre os participantes, foi aprovada a proposta de alocação de 380L/s, visando melhor atender às demandas da região sem comprometer a segurança hídrica.
Além disso, Guilherme Marques destacou o andamento do projeto Malha d’Água, que contemplará o açude Angicos. O projeto busca ampliar a infraestrutura de abastecimento, interligando reservatórios e comunidades, e fortalecendo a segurança hídrica em períodos de estiagem.
A reunião reforçou a importância do processo de alocação negociada como instrumento de gestão participativa, que envolve diretamente os usuários da água na tomada de decisão e contribui para a construção de soluções coletivas para a convivência com a variabilidade climática do semiárido.

A COGERH e os Comitês de Bacias seguem comprometidos com a promoção do uso sustentável dos recursos hídricos, buscando garantir água em quantidade e qualidade para todos.