Durante os dias 23 e 24 de outubro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú participou da 5ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), reunindo representantes de 15 estados brasileiros e dos 12 Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará para discutir temas voltados à gestão participativa e integrada das águas.
O encontro foi marcado por uma petição cearense: a partir de uma carta de intenção acatada pela plenária, o Ceará foi escolhido, por unanimidade, para sediar o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) 2026, o maior evento do país voltado à governança das águas.
Acolhida pelo coordenador-geral do FNCBH, Maurício Marques comenta a relevância da decisão:
“O Ceará é um estado que é exemplo de gestão de água no país, então nada mais justo que os cearenses recebam o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias em 2026, que certamente deverá ser um dos melhores já realizados”, aponta.
Raul Neto, Presidente do CBH Coreaú reforça que:
“Muito nos alegra o 27º ENCOB ser aqui na terra da luz! Temos o compromisso e o desafio de fazer um dos melhores encontros”

Para Aridiano Oliveira, coordenador adjunto do FNCBH, trazer o ENCOB para Fortaleza é uma honra resultado dos esforços coletivos do Sistema de Recursos Hídricos dos últimos anos.
“Trazer todo o Brasil para ver a potencialidade do Ceará é de grande importância para nós dos Comitês do Estado. Teremos um grande apoio da COGERH e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico graças à disponibilidade e ajuda do secretário Fernando Santana”, disse Aridiano.

Durante o fórum, o Comitê do Coreaú entregou um Ofício à Agência Nacional de Águas (ANA), com solicitações do Comitê com foco na utilização da ferramenta AKAUANA, que é uma jornada de aprendizado gamificada e investigativa sobre recursos hídricos.
A iniciativa integra o projeto Rios de Aprendizagem: Formação de Educadores em Missão pela Preservação Hídrica, já aprovado em plenária, e tem como objetivo qualificar a atuação dos membros na execução das ações propostas, promovendo maior eficiência e impacto positivo nas atividades desenvolvidas.

O evento também promoveu a troca de experiências exitosas entre os representantes de diferentes regiões do Brasil, reforçando o papel dos comitês como instrumentos fundamentais na gestão das águas.
Sobre o FNCBH
O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro, atualmente em número de 233.




Sua missão é a articulação dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte integrante do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa.
